noticia12 img01

Uma série de instituições potiguares, coordenadas pelo Sebrae/RN, e entidades parceiras promovem, na próxima quinta-feira, 11, o 1º Workshop: Desenvolvendo o Ecossistema de Inovação de Natal com a Metodologia ELI, em Natal. As inscrições são gratuitas via Sympla. Da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) participam a coordenação do projeto do Parque Científico e Tecnológico Augusto Severo (PAX), as incubadoras Inova e InPacta e o Parque Tecnológico Metrópole Digital.

A metodologia ELI foi desenvolvida pelo Sebrae e inclui a identificação dos municípios com maior potencial de inovação, a partir da análise de variáveis técnicas. Esses parâmetros envolvem potencial tecnológico, com a existência de cursos de mestrado e doutorado em áreas como Engenharia, Biotecnologia, entre outros, bem como vocação produtiva em segmentos com perfil na área de inovação e tecnologia, como empresas de Química e Materiais, Softwares. Após esse mapeamento, é construído um plano de intervenção junto com os atores de inovação locais para preencher lacunas e potencializar o desenvolvimento regional, ancorado nas atividades de inovação.

Durante o workshop, que será totalmente remoto, serão apresentados os primeiros resultados desse trabalho na capital potiguar. Serão mostrados os setores prioritários, juntamente com as respectivas vocações econômicas e potencial tecnológico. O evento também vai apresentar um painel do Grau de Maturidade do Ecossistema de Inovação de Natal e Radar do Ecossistema.

A programação conta ainda com a palestra Como Alavancar Um Ecossistema Local de Inovação, detalhando o caso de sucesso de Londrina, no Paraná. Esse detalhamento será apresentado por Heverson Feliciano, que é consultor e coordenador estadual de Ecossistemas de Inovação do Sebrae-PR. O consultor é formado em Administração de Empresas, com especializações em Desenvolvimento Local e Territorial e Dinâmicas de Grupo. O evento ocorrerá das 9h às 11h, do dia 11, em sala do Microsoft Teams, cujo link será enviado por e-mail para os inscritos após o cadastro.

noticia14 img01

Brasília - O Ideiaz Powered By InovAtiva está com inscrições abertas até o dia 14 de março próximo para selecionar 150 projetos inovadores e de impacto socioambiental em estágio de ideação de todo País que receberão apoio gratuito de incubadoras e aceleradoras credenciadas no programa. A divulgação dos resultados será no dia 31 de março. O edital completo pode ser acessado em Clique aqui e as dúvidas devem ser encaminhadas para o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Os projetos terão suporte para desenhar e validar seu modelo de negócios, desenvolver protótipo de produto ou serviço e elaborar seu pitch – como é chamada a apresentação de negócios de startups. Realizado pela Anprotec, o Sebrae e a Secretaria Especial de Produtividade, Emprego e Competividade (SEPEC) do Ministério da Economia, o Ideiaz oferecerá atividades de mentoria, consultoria organizacional, suporte tecnológico, suporte para formalização do negócio e qualificação empreendedora.

A meta é apoiar, ainda neste ano, mil projetos de pequenos negócios inovadores de todos os estados do País a partir da capacitação gratuita realizada por incubadoras e aceleradoras

A meta é apoiar, ainda neste ano, mil projetos de pequenos negócios inovadores de todos os estados do País a partir da capacitação gratuita realizada por incubadoras e aceleradoras, fomentando ecossistemas locais de inovação.

Cada projeto selecionado pelo Ideiaz receberá atendimento durante 10 semanas em uma das incubadoras ou aceleradoras credenciadas, conforme estipulado no regulamento.

Além das atividades coletivas, os empreendedores receberão atendimento individual para estruturar o modelo de negócios, amadurecer e validar com clientes os protótipos de produtos ou serviços desenvolvidos e montar o pitch e a defesa do negócio pronto.

Ideiaz Powered by InovAtiva

O Ideiaz Powered By InovAtiva é o primeiro projeto a receber apoio metodológico do hub de inovação InovAtiva. Como explica o Secretário Especial de Produtividade, Emprego e Competitividade do Ministério da Economia, Carlos Da Costa, o programa faz parte da estratégia do InovAtiva para levar suas ferramentas e serviços para 15 mil startups brasileiras nos próximos anos.

“O ‘Powered By InovAtiva’ funcionará como uma franquia, proporcionando guias metodológicos, conceitos e marcas para que instituições de atuação regionalizada possam desenvolver programas de apoio à inovação e ao empreendedorismo inovador. O Ideiaz Powered by InovAtiva é o primeiro de muitos projetos que lançaremos pelo InovAtiva nos próximos meses”, destaca Carlos Da Costa.

Um dos objetivos do Ideiaz é, segundo o presidente do Sebrae, Carlos Melles, contribuir para o desenvolvimento de ecossistemas inovadores em todo o País. "Por meio da operacionalização deste programa, seremos capazes de levar inovação e capacitação a diferentes regiões do país. Um trabalho que será possível por meio da ativação de uma rede de parceiros locais, com o fomento da geração de empresas inovadoras, de empregos e de conhecimento”, afirma Melles.

"O programa Ideiaz se faz valer da infraestrutura, do conhecimento e da experiência das incubadoras e aceleradoras do Brasil para apoiar o desenvolvimento e a consolidação de centenas de negócios inovadores em seu estágio inicial. É um programa nacional de grande escala que vai atender a todas as regiões do país”, completa o presidente da Anprotec, Francisco Saboya.

noticia15 img02

As instalações e proposta do Hub de Inovação e Tecnologia (HIT) do SENAI-RN – de integrar um ecossistema de inovação e tecnologia em energias e gás, pioneiro no país, para atender a indústria do Rio Grande do Norte e do Brasil -, foi apresentada ao diretor de Administração e Finanças do Sebrae Nacional, Eduardo Diogo, em visita ao Instituto SENAI de Inovação em Energia Renováveis (ISI-ER) e CTGAS-ER, na tarde desta terça-feira (23). O diretor regional do SENAI-RN, Emerson Batista, conduziu junto com o coordenador de P&D do ISI/ER, Antônio Medeiros, a apresentação e visita técnica, que teve a participação do gerente de Administração e Finanças do Sebrae Nacional Fábio Gondim, dos diretores do Sebrae-RN, José Ferreira de Melo Neto (Superintendente), João Hélio Cavalcanti (Técnico), Marcelo Toscano (Operações) e da gestora de Unidade de Indústria, Lorena Roosevelt.

O Hub abriga o Habitat de Inovação, que agrega uma incubadora de empresas, para estimular o desenvolvimento de startups e inovação, áreas de cowork e setor de eventos. O Habitat de Inovação desempenha o papel de interlocução entre o setor empresarial, startups e o setor de pesquisa e prestação de serviços. Serviços do SENAI, SESI e IEL também passam a compor o portfólio do HIT, que sediará também a Faculdade da Indústria.

Além de reunir laboratórios e equipamentos de alta tecnologia, como o Laboratório de Túnel de Vento, o único do país voltado ao setor de energia renovável; um microscópico eletrônico de varredura, com capacidade de aumento em mais de 80 mil vezes em relação a um microscópico eletrônico comum; uma planta de gás sintético, estrutura usada para desenvolvimento de combustíveis. E os laboratórios de recirculação química, de Micro reatores, ensaios e compostos, medição de vazão de gás e de segurança, de Aerodinâmica, Materiais Compósitos, Energia Solar, Energia Eólica, Máquinas de ensaios, máquina de corte por jato d’água, entre outros.

noticia15 img01

A expectativa é que circulem pelo Hub representantes de grandes empresas, CEO de companhias, professores altamente qualificados, doutores, jovens em busca de profissionalização, alunos de cursos técnicos, pesquisadores, pequenos empreendedores.

O diretor regional do SENAI-RN, Emerson Batista, ressaltou a necessidade de promover inovação, ensino e pesquisa para estimular o desenvolvimento econômico e apoiar as empresas industriais do estado. E, neste sentido, pontuou a parceria entre SENAI e Sistema Indústria com o Sebrae no Rio Grande do Norte. “Ao longo dos anos e cada vez mais temos a necessidade de trabalhar mais próximos de outras instituições. O Sebrae é um grande parceiro do SENAI no Rio Grande do Norte em diversas ações. E, neste momento de implantação e crescimento do HUB de Inovação e Tecnologia, mais do que nunca essa proximidade com o Sebrae, enquanto órgão financiador e de apoio às micro e pequenas empresas, se faz necessária para o desenvolvimento de pesquisa e inovação nas áreas de energias renováveis”, destacou.

A comitiva visitou o Laboratório de Túnel de Vento, o Laboratório de Ensaios e Módulos de inversores fotovoltaicos e as instalações do Habitat de Inovação e Incubadoras.

O diretor de Administração e Finanças do Sebrae Nacional se mostrou entusiasmando com a estrutura apresentada e as expectativas de resultados que podem ser gerados. “Entendo que o Brasil é um mega país que tem especificidades regionais, as quais temos a obrigação de tê-las cada vez melhor mapeadas, para poder fomentar essas especificidades em cada região. Aqui, o SENAI/CTGAS-ER e todo esse novo contexto de incubar novas empresas é um exemplo, neste sentido, e tenho certeza de que irá continuamente trazer resultados para o desenvolvimento econômico do Rio Grande do Norte”, disse Eduardo Diogo.

noticia15 img03noticia15 img04

noticia13 img01

Natal – O Sebrae no Rio Grande do Norte está empenhado em consolidar e fortalecer os ecossistemas de inovação do estado, movimento que começou ainda no ano passado. E uma das estratégias importantes na direção de apoiar o desenvolvimento inovador é difundir a metodologia Ecossistemas Locais de Inovação (ELI), uma abordagem de mapeamento e intervenção, desenvolvida pelo Sebrae em parceria com a Fundação CERTI. Por isso, de forma colaborativa, a instituição e as entidades parceiras promovem, no próximo dia 11, o 1º Workshop: Desenvolvendo o Ecossistema de Inovação de Natal com a Metodologia ELI, em Natal. As inscrições são gratuitas via Sympla, no link http://bit.ly/inovanatal1103/.

Essa metodologia foi desenvolvida pelo Sebrae e inclui a identificação dos municípios com maior potencial de inovação, a partir da análise de variáveis técnicas. Esses parâmetros envolvem potencial tecnológico, com a existência de cursos de mestrado e doutorado em áreas como engenharia, biotecnologia, entre outros, bem como vocação produtiva em segmentos com perfil na área de inovação e tecnologia, como empresas de química e materiais, softwares. Após esse mapeamento, é construído um plano de intervenção junto com os atores de inovação locais para preencher lacunas e potencializar o desenvolvimento regional, ancorado nas atividades de inovação.

“O processo de implementação dessa metodologia é um dos momentos mais importantes para o nosso ecossistema de inovação, porque, de forma orgânica, cria uma estrutura de governança necessária para implementar a metodologia, então já gera uma integração e união em torno de um mesmo objetivo. Além disso, depois de implementada, essa metodologia ELI fornece parâmetros com base em dados, que nos ajudam a entender melhor nosso estágio de maturidade e, com isso, desenvolver um plano de ação também de forma colaborativa, por todas as instituições, atores e protagonistas do ecossistema, com o objetivo de desenvolver o ecossistema”, destaca Carlos von Sohsten, analista técnico da Unidade de Negócios, Inovação e Tecnologia do Sebrae-RN.

Durante o workshop, que será totalmente remoto, serão apresentados os primeiros resultados desse trabalho na capital potiguar. Serão mostrados os setores prioritários, juntamente com as respectivas vocações econômicas e potencial tecnológico. O evento também vai apresentar um painel do Grau de Maturidade do Ecossistema de Inovação de Natal e Radar do Ecossistema.

A programação conta ainda com a palestra "Como Alavancar Um Ecossistema Local de Inovação", detalhando o caso de sucesso de Londrina (PR). Esse detalhamento será apresentado por Heverson Feliciano, que é consultor e coordenador estadual de Ecossistemas de Inovação do Sebrae-PR. O consultor é formado em Administração de Empresas, com especializações em Desenvolvimento Local e Territorial e Dinâmicas de Grupo. O evento ocorrerá das 9h às 11h, do dia 11, em sala do Microsoft Teams, cujo link será enviado por e-mail para os inscritos após o cadastro.