noticia12 img01

Uma série de instituições potiguares, coordenadas pelo Sebrae/RN, e entidades parceiras promovem, na próxima quinta-feira, 11, o 1º Workshop: Desenvolvendo o Ecossistema de Inovação de Natal com a Metodologia ELI, em Natal. As inscrições são gratuitas via Sympla. Da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) participam a coordenação do projeto do Parque Científico e Tecnológico Augusto Severo (PAX), as incubadoras Inova e InPacta e o Parque Tecnológico Metrópole Digital.

A metodologia ELI foi desenvolvida pelo Sebrae e inclui a identificação dos municípios com maior potencial de inovação, a partir da análise de variáveis técnicas. Esses parâmetros envolvem potencial tecnológico, com a existência de cursos de mestrado e doutorado em áreas como Engenharia, Biotecnologia, entre outros, bem como vocação produtiva em segmentos com perfil na área de inovação e tecnologia, como empresas de Química e Materiais, Softwares. Após esse mapeamento, é construído um plano de intervenção junto com os atores de inovação locais para preencher lacunas e potencializar o desenvolvimento regional, ancorado nas atividades de inovação.

Durante o workshop, que será totalmente remoto, serão apresentados os primeiros resultados desse trabalho na capital potiguar. Serão mostrados os setores prioritários, juntamente com as respectivas vocações econômicas e potencial tecnológico. O evento também vai apresentar um painel do Grau de Maturidade do Ecossistema de Inovação de Natal e Radar do Ecossistema.

A programação conta ainda com a palestra Como Alavancar Um Ecossistema Local de Inovação, detalhando o caso de sucesso de Londrina, no Paraná. Esse detalhamento será apresentado por Heverson Feliciano, que é consultor e coordenador estadual de Ecossistemas de Inovação do Sebrae-PR. O consultor é formado em Administração de Empresas, com especializações em Desenvolvimento Local e Territorial e Dinâmicas de Grupo. O evento ocorrerá das 9h às 11h, do dia 11, em sala do Microsoft Teams, cujo link será enviado por e-mail para os inscritos após o cadastro.